INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Grupo que vendia placas e lacres falsos é desarticulado
Fiscalização

Grupo que vendia placas e lacres falsos é desarticulado

Problema de emplacamento irregular é recorrente em todo o país e mostra que sistema goiano é referência no que se refere à segurança pública

 

Nesta terça-feira, 30 de julho cerca de 90 policiais civis e 10 agentes do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal cumprem 20 mandados de buscas e prisões de suspeitos de vender lacres e placas de veículos falsas no DF. Eles são acusados de agir na capital federal e entorno, a cerca de 200 km de Goiânia. Pelo fato, devem responder por uso indevido de símbolo público, adulteração de sinal identificador de carro, exploração ilegal de atividade econômica e associação criminosa.

De acordo com dados da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), em 2018 foram registradas 2,8 mil ocorrências de carros clonados no DF, graças ao que chamam de “indústria” que alimenta os crimes.

Apesar da proximidade física, Goiás sai na frente e se torna referência nacional no que se refere à segurança e emplacamento de veículos. Dados da Polícia Civil de Goiás apontam que os casos de roubos e furtos de veículos em Goiás diminuíram 75% nos últimos quatro anos.

Os goianos contam com 101 empresas estampadoras credenciadas. Elas atuam no setor desde 2014, quando o sistema estadual foi implantado. Desde então, Goiás é tido como referência para o Brasil nas ações de enfrentamento a fraudes veiculares, graças à segurança e confiabilidade do processo.

Nos outros Estados e mesmo no DF, ainda que as placas sejam oriundas de empresas autorizadas, elas nem sempre são confiáveis por causa de fraudes nos processo. A diferença para o modelo de Goiás é que, aqui, o processo é totalmente auditado, sendo possível realizar a rastreabilidade do emplacamento, o que reflete na quantidade de veículos clonados apreendidos diariamente: com a implantação desse sistema de segurança, houve diminuição dos veículos clonados em Goiás e aumento em outras unidades federativas.

O advogado da Associação dos Fabricantes, Estampadores e Lacradores de Placas Automotivas do Estado de Goiás (Assiplago), Leandro Silva, destaca o impacto social do modelo goiano. "Temos um sistema de emplacamento que gera segurança e confiabilidade, com maior possibilidade de fiscalização." 

Foto e fonte : Ana Flávia Marinho (Jornalista | Registro profissional 3300)