INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Rianápolis realiza ações importantes neste início de chuvas.
Meio Ambiente

 A prefeitura Municipal de Rianápolis por meio da SEMAMAR, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, coordenada pelo Secretário de Agricultura Cristiano Fernandes e a Bióloga e chefe do Departamento de Meio Ambiente Wuathya Faria Lima de Pina, tem desenvolvido ações importantes dentro do município. Nos dias 6,7 e 8 iniciaram com um Curso Agrícola para o cultivo de hortas, com aulas teóricas e práticas, abrangendo práticas orgânicas, caseira de pequeno e grande porte, buscando incentivar o plantio urbano, colaborar com a diminuição de gastos na compra de frutas e legumes.  A ação contou com a parceria do Sindicato Rural de Ceres, SENAR, Câmara Municipal e do Sr. Sebastião Francisco Pinto (Tião) que cedeu um espaço de terra para as aulas práticas e uso de adubos e insumos orgânicos.

 

Ainda com  parceria com a ARRR – Associação de Reciclagem de Rianápolis e Região, foram instalados os primeiros PEVs, “Pontos de Entrega Voluntária” para que a comunidade entregue seus resíduos recicláveis. Com contêineres direcionados apenas a coleta seletiva. Apoiado pela comunidade.

 

A SEMAMAR distribuiu ainda  unidades de recipientes nos supermercados que apoiam a logística reversa. O “Projeto Lixo Eletrônico”  criando locais para o depósito de celulares, pilhas e baterias. Vários supermercados mostraram apoio e preocupação com o meio ambiente de Rianápolis;  Supermercado Bala, Economia, Aladel e Bom Preço. Com possibilidade de conseguir outros adeptos a causa que é nobre e proporciona melhor qualidade de vida aos rianapolinos.

 

No sábado (11) realizaram um mutirão para a retirada de lixo no Córrego do Corvo e seus arredores. Um trabalho conjunto com a ONG “ Projeto Rianápolis Natureza” que também busca a revitalização do afluente. A intenção é buscar mais saúde, qualidade de vida e ainda proporcionar um contato mais seguro à comunidade que vivencia junto ao meio ambiente. Na ação foi recolhido mais de 600kg de lixo, entre garrafas pet, vasilhames plásticos, latas, garrafas de vidro, geladeira, fogão, peças de carro, isopor, sacolas plásticas e outros.

 

No dia 16 a equipe a convite da Professora Natalina, Divina Tânia disseminaram na escola o tema: Degradação Ambiental e  poluentes existentes no município, com apresentação de causas, consequência da falta de informação e conscientização da população. Puderam mostrar ainda aos alunos, os avanços e metas alcançadas pela secretaria como a Coleta seletiva, lixo eletrônico; Logística reversa, cursos, palestras de conscientização e responsabilidade ambiental de todos.

 

Matéria Ferdinando Ricardo

Foto: Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Fernandes e a Bióloga e chefe de Departamento de Meio Ambiente Wuathya Faria Lima de Pina em uma das ações, dentro de sala de aula.