INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Um sonho que pode tornar realidade
Cidadania

As Rodovias GO 156 e 460, GO 251 e GO 338 ainda em construção, estão sendo muito cobradas pelos sampatricienses, cobiçadas pelos empreendedores, ser de estrema necessidade para os estudantes; necessária para as pessoas que necessitam se locomover e realizar seus tratamentos de saúde;  grupos que buscam a interação, integração, turismo e lazer...

A conclusão da GO 156 e a Go 460 que liga a cidade de Itapuranga de Goiás à São Patrício, aproximará e Cidade de Goiás ás cidades no médio norte e BR 153; a GO 251 que liga a cidade de Santa Isabel à Goianésia, viabiliza um grande investimento na área turística na região, hoje em Cirilândia graças à sua beleza natural, lago, praia, Jetski , também aproximado todas as cidades do entorno; Go 338 que liga Goianésia a Pirenópolis. Fechará com “Chave de Ouro”, aproximando as cidades do Norte Goiano às todas as cidades turísticas de Goiás.

Sabendo disto a Prefeita Cássia Dourado de Santa Isabel e o Prefeito João Eustáquio (Ziquinho) tem dia a dia acompanhado a evolução e progresso na pavimentação asfáltica destes trechos construído dentro de seus municípios. A esperança é que após sua conclusão, apareçam investimentos governamentais, tragam empregos, melhoria na qualidade de vida de sua população e a receita estadual e municipal possa aumentar dando inicio a um novo ciclo em toda a região.

 

O momento é de reflexão para os novos gestores que acreditam no potencial da nossa região (Não sou gestor mas sou um deles). Além da interligação entre as cidades, é oportuno o momento para a criação de novos projetos, retomar os já criados e adormecidos, desenvolver e reacender os projetos criados no passado, à exemplo o projeto do “ Território”, onde sempre existiu verbas e recursos para seu desenvolvimento.

Na região já existe duas fábricas de polpas uma em São Patrício e uma em Jaraguá desativadas, esperando alguém de visão para dar segmento ao projeto, aquecendo, ensinando, fortalecendo e impulsionando a produção de frutas e polpas nas regiões; Maquinários, prédios, estufas desativadas em Ceres; Caminhão também do território usado para outros fins em Santa Isabel, entre outros descasos ;  o momento é de unir  governos, governantes, EMATER, SEBRAE; cobrar dos gestores e administradores do " Território" o paradeiro dos patrimónios e bens adquiridos, dar opção de investimento à todas as classes sociais da região.

Já está sendo possível realizar em Ceres a festa da Uva, em Itaguarú a festa da banana, em Uruana a festa da melancia, Itapuranga além do "Domingo Cultural" a festa do maracujá, Jaraguá com a festa do Abacaxi, Rianápolis a festa da abóbora entre outros.

Hoje com um grande potencial temos o Distrito de Cirilândia, com seus recursos naturais. com o desfecho das demais rodovias, poderá sair na frente e puxar um “ Circuito Turístico”, posteriormente um “Circuito das Frutas” envolvendo os produtores da região, “ Circuito do Artesanato” (onde poderá aproveitar de jovens que se encontram envolvidos em coisas desastrosas)  entre outros.

 

É necessário quebrar alguns paradigmas e criar parcerias municipais globalizando as ideias, tarefas para colher um progresso coletivo.

 

 Imaginem sair da Cidade de Goiás à Pirenópolis, passando pelo rico comércio de Itapuranga, Ceres/Rialma e Goianésia. Desfrutar de deliciosos pratos e guloseimas nas margens do rio Uru, Rio das Almas ( Ceres e Rialma);  Andar de Jetski nas praias de Cirilândia ( ainda em projeto); Saborear deliciosas frutas  e peixes de Rianápolis; Santa Isabel, Nova Glória, Ipiranga, Uruana, Carmo, Ceres, Rialma, São Patrício... (Circuito ainda a projetar). Curtir o Artesanato da região; estar mais aproximação de Pirenópolis e da Cidade de Goiás vendendo, enriquecendo e qualificando os materiais de consumo produzido pela região; ( Poder realizar um dia de feira de artesanato em cada cidade durante o mês, aquecendo o comércio local de cada cidade envolvida); saborear a pinga de engenho e artesanato de Itapuranga...

Sonho que se sonha só é apenas um sonho, sonho que se sonha em conjunto pode se tornar realidade. Vamos sonhar juntos e melhorar a qualidade de vida, a fauna a flora de nossa região.

 

Matéria e Montagem da foto: Ferdinando Ricardo.