INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Curva de nível para os produtores rurais
Agricultura

Terras trabalhadas incorretamente, sem um manejo adequado, a exemplo a não realização da curva de nível, ao longo dos anos vem gerando inúmeros problemas, tanto aos proprietários, quanto aos governantes. Erosões, desproteção do solo, alagamentos, voçorocas, a destruição constante das estradas, entre outros inúmeros prejuízos aos produtores e aos cofres públicos na constante reformas e manutenções de estradas. 

Nos governos municipais, um dos maiores problemas, são as constantes manutenções das estradas, principalmente às estradas vicinais das propriedades que não possuem as curvas de nível, causando sempre aos próprios usuários a erosão, aterramentos, atoleiros e outros problemas.

 Na agricultura já é um dos processos mais usados para a contenção da água das chuvas. Além de manter um período maior da umidade do solo, sua falta provoca em todas as propriedades problemas como as mais variadas erosões do solo. Nas plantações em terrenos elevados, evitam erosões e alagamentos, sendo necessário sempre fazer o plantio planejado e em curvas, acompanhando o relevo do terreno. 

As curvas de nível ainda garantem uma segurança e proteção do solo, porque acaba contendo a água na própria propriedade, evitando as voçorocas que destroem as estradas; cobrem e tapam as nascentes; nos córregos, sua falta, favorecem a destruição dos cursos hídricos e a água que chega até a parte urbana. 

A Prefeitura Municipal de Rianápolis, por meio da equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, tem buscado organizar para atender todos os  produtores que precisam do benefício. Está sendo firmado parcerias entre os agricultores e a Secretaria de Transportes do município.

Os pequenos produtores que necessitarem do serviço devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura na Prefeitura Municipal ou pelo telefone: 3348 - 3130 (ramal 207), para agendar o atendimento. 

Foto momentânea de uma visita a uma propriedade rural onde estava sendo acompanhada os serviços pelo vice prefeito Ferreira, chefe de transporte, Marcio (Dubil), Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Fernandes, o operador de maquinas, Adílio.

Matéria Ferdinando Ricardo

Fonte e Foto: SEMAMAS.