INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Vereador Jairo José quer parceria para que município e estado duplique GO – 154
Ceres

Na Sessão da Câmara Municipal de Ceres (22), entre os requerimentos apresentados, foram destaque os de nº 213/2017 do Vereador Jairo José que solicita ao Poder Executivo a parceria com o Governo do Estado de Goiás, para que possa duplicar a GO-154, que liga Ceres á cidade de Carmo do Rio Verde. Em sua justificativa mostra o grande transito diário naquela rodovia, principalmente no perímetro que liga Ceres ao Instituto federal Goiano. Jairo lembra da grande necessidade de pelo menos estar duplicando até á faculdade (IFG) para evitar acidentes e mais perca de vidas.

Outro requerimento relevante, foi o de nº 219/2017 que solicita ao Prefeito Municipal, a parceria com a Secretaria de Estado da Educação para a criação de forma gradativa de Ensino Médio Regular á partir de 2018 no Colégio Estadual Hélio Veloso. Jairo lembra que há demanda no município, sem qualquer prejuízo para nenhuma escola da rede pública e ou municipal. (...)-“ temos em nosso município o colégio da Polícia Militar de Goiás “CPMG”, com toda a estrutura física e pedagógica para atender a demanda. Também pelo fato do nosso município estar perdendo alunos para outros municípios, ter gastos com transporte escolar, petróleo e motorista e não ter nenhuma escola de nível regular na cidade de Ceres”(...). Enfatiza o Vereador.

O vereador frente aos requerimentos direcionados ao Meio Ambiente, apresentou voto contrário á empresa CRV quando “ bula” os contratos e desrespeita as leis vigentes do país, sugando todos os recursos oriundos das nascentes e do Rio das Almas.  Ainda o Vereador diz ser favorável ao crescimento e desenvolvimento das cidades; criação de mão de obra; geração de emprego, geração de renda. Mas com maneira sustentável. (...)-“ O que se vê na nossa região é nada de sustentável, o que se vê é desmatamento a torto e a direito é destruição da flora, destruição da fauna. O que sabemos é da quantidade de inseticida e herbicida que vai para os córregos e para os rios. O que sabemos é da contaminação da água do solo, da matança de peixes. Hoje não estamos dando valor na nossa maior riqueza, que é a água. Daqui alguns anos nossos filhos, nossos netos só vão saber do Rio das Almas pela sua história” (...). Enfatizou Jairo, pedindo a urgente soma de esforços entre os poderes executivo, legislativo, judiciário, Ministério Público e população para resguardar o Rio das Almas.

Só não foi mencionado ainda pelos edis, a necessidade urgente de unir projetos de leis de comum acordo entre o legislativo dos municípios de Rianápolis, Santa Isabel Jaraguá e Pirenópolis, Carmo do Rio Verde, Uruana, onde encontram-se as principais cidades da bacia do Rio. Pirenópolis onde nasce o rio; Jaraguá com inúmeros descuido e desrespeito com o rio frente ás suas indústrias têxteis e lavanderias que descartam seus dejetos nos leitos dos córregos e rio; Rianápolis, Santa Isabel, Uruana e Carmo do Rio Verde nas ações de proteção, manutenção e preservação das nascentes e regulamento de extração da água nos períodos mais críticos do ano pelas industrias ali instaladas; bem como criar regras de área de plantio e mecanismos para cobrar impostos para a monocultura e ou o plantio da cana na região favorecendo e criando recursos para recompor tais estragos implantados em cada município. 

Matéria e Foto: Ferdinando Ricardo