INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Rialma realiza em suas festividades a primeira "Queima do Alho".
cultura

Segundo um dos patriarcas da ação no Vale do São Patrício o empresário e mante das cavalgadas Ademar José, trata-se de um costume surgido á muitos anos no estado de São Paulo pelas comitivas e tropeiros que por ali circundavam e nas suas paradas para o almoço e ou jantar. (...)-  a queima do alho é uma tradição realizada a mais de 50 anos. Começou em Barretos, quando começou a festa do peão. Com a chegada dos tropeiros, o primeiro que chegou disse: – “Vamos queima o alho aqui, que nois tá com muita fomi”. A partir dai criou-se esta tradição da queima do alho. A comitiva vai viajando, para em um determinado ponto e faz a queima do alho, que é um almoço. Esse almoço é um almoço bem tradicional; Arroz carreteiro, carne com arroz, mandioca, costela, vaca atolada... Essa é a tradicional queima do alho e tradição de todos aqueles que mechem com boiada e o estradão. Começou em Barretos e esparramou-se por todo o Brasil. Hoje aqui em Rialma, com o tradicional fogão á lenha, viola para cantar(...). Enfatiza Ademar

Após diversas ações de restauração, limpeza, consertos e acertos junto ao município de Rialma e trabalhando lado a lado ao Prefeito Fred Vidigal, a Secretária de Obras do município de Rialma Dorcas Vidigal  realizou uma grande limpeza de lixos e entulhos na nascente e margens de um afluente próximo ao clube municipal e preparou o local para que ali, logo pela manhã já houvesse um local que acolhesse todos os cavaleiros e amazonas que fossem chegando para cavalgada e abertura das festividades tradicionais de Rialma. A realização da primeira queima do alho (almoço e jantar) durante todo o dia.

Outro fato inovador no município foi a participação de toda a bancada da Câmara Municipal nos preparativos e execução das tarefas festivas junto á comunidade. O vereador Rodrigo Donizete Vieira responsável pela organização d cavalgada afirmou ser este um governo imparcial e sem partidarismo. (...)- hoje estamos juntos do Prefeito Fred. O Legislativo tem caminhado junto com o Executivo. Todos juntos por Rialma, ajudando o prefeito atrás de recursos. Neste aniversário de Rialma todos os vereadores estão empenhados para ajudar junto ás comemorações. Eu fiquei empenhado em promover e organizar a cavalgada, até por quê não iria ter e foi um pedido solicitado por mim. O povo de Rialma terá diversas atividades alusivas ao 64º Aniversário de Rialma, onde o município atenderá aos diversos gostos da população rialmense; Show evangélico, manobras radicais, cavalgada, inaugurações, campeonato de futebol entre outros (...). Enfatiza o Vereador Rodrigo.

Após á Cavalgada e o jantar aos tropeiros, na Praça do Kaskatas Show Católico e logo após a apresentação do Humorista Magela

No Sábado ás 9:00hs Inaugurações, ás 16:00hs Show de Manobras Radicais na Avenida Pedro Felinto Rêgo; á noite Show Evangélico.

Domingo ás 7:30hs Desfile da Banda Militar, colégio Estadual Câmara Filho, Colégio Estadual Polivalente Rui Barbosa;  Encerramento do Campeonato Veterano pela manhã e á tarde Final do Campeonato da Amizade no Estádio Municipal; Revitalização da Praça do Kaskata e encerramento com show da Dupla Israel e Rodolfo.

Matéria e Foto Ferdinando Ricardo