INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Agricultura de Ceres pede socorro.
Agricultura

Ceres, uma cidade que trás em seu currículo, a primeira Colônia agrícola (CANG) do país que deu certo; sustentou por várias décadas a capital do Brasil, a capital do estado e outras grandes cidades como Anápolis, Itumbiara, Porangatu além de outras cidades do estado e do país com sua abundante produção de grãos, frutas, café, algodão, açucar entre outras.

Ceres hoje pede socorro pelo fato de ter se enfraquecido em todos os âmbitos do processo; a falta de recursos e investimentos dentro da EMATER ; cooperativa sem forças, sem instrução,sem gestão que atende somente sua diretoria e poucos associados; Sindicato dos Trabalhadores Rurais que funciona como cabide de emprego e enfraquece ano após ano. Sua eleição aparentemente manipulada sem concorrência e direcionada;  Conquistas dentro do Projeto da Agricultura Familiar esquecida e sem representação; Sede construída com o propósito de atender toda a produção do município próximo a feira coberta, com estacionamento, sala de reunião, escritórios administrativos, câmara fria para armazenamento da produção, vira uma fria história; tratores sucateados e sem gestão; pequenos maquinários adquiridos no Governo Federal desaparecidos e os poucos que ainda restam, estão de apoio a poucos e selecionados produtores; Maquinário conseguido pelo PAC; Caminhão, Retro Escavadeira e “patrola”, para atender a produção e produtores rurais se deteriorando nos trabalhos urbanos.  Tudo caminhando para o fim e junto o regresso da cidade polo.

Não está na hora de planejar uma estratégia de crescimento para esse ano (próximas chuvas)?

Para  daqui á três anos? ( já estarem colhendo frutas);

Daqui á um, dois, três, cinco ou dez anos já estarmos com indústrias produzindo poupas, sucos leite, queijos, mussarelass, embutidos...

Falta gestão de quem? Do governo Estadual, do Prefeito municipal, dos vereadores, entidades, bancos, do SEBRAE, da população ou a minha própria contribuição? 

Será que estamos valorizando todos os célebres de nossa comunidade ou preocupados apenas a permanecer no poder ou destruir quem brilha ou já brilhou e esta por perto? 

Por duas vezes esse ano vereadores estão preocupados com seus salários. Acredito ser a hora de preocupar com outra coisa no momento.

Uma coisa é certa, devemos marchar a passos largos. As cidades vizinhas estão pegando frente e logo estarão no lugar de Ceres como cidade “POLO”. O caso de Goianésia que dispensa comentários.

Vamos avante políticos, larga de perseguição fútil e aproveitem os seus ...

Matéria e foto; Ferdinando Ricardo