INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Polícia Militar propõe ação de identificação das propriedades rurais para viabilizar maior ação e prevenção.
Sem Categoria

Frente ao crescimento da população, má distribuição de renda, excesso de corrupção no poder público, falta de recursos as entidades e o aumento da criminalidade, alguns grupos governamentais e não governamentais tentam sobreviver junto ao sistema ainda falho criando ações independentes e solúveis em suas comunidades.

Em Ceres a Polícia Militar, o Sindicato Rural dos trabalhadores, representando os agricultores da região juntamente com as prefeituras de Ceres, Rialma, Santa Isabel e Rianápolis estão desenvolvendo  um projeto com várias ações que facilitará o contato e a defesa das propriedades rurais.

A ação consiste em melhor equipar a polícia militar, identificar e numerar as propriedades rurais da região, viabilizando sua maior rapidez de acesso com rotas alternativas; trabalhar na forma preventiva. No último caso com o fato de roubo ou furto a repreensão facilitada dos indivíduos.

Segundo o Tenente Leandro Pires a implantação do Policiamento Comunitário Rural “Gelreferenciado” (Atividade da Polícia Militar já implantada em várias cidades) acordado com os produtores da região, consiste em um mapeamento da área rural, por GPS, facilitando o acesso das viaturas, acionada pelo produtor rural, para que encontre facilmente sua propriedade. Por menor que seja a propriedade, mais longe que esteja do município, a viatura trace as coordenadas, latitude e longitude e buscando o caminho mais rápido e direto á propriedade. O produtor rural será identificado, pela sua placa e seu número. Bastando a informação de seu número (da propriedade) a  viatura já terá os dados cadastrados no seu banco de dados  localizando-a facilmente.  (...)-“ o produtor quando notar qualquer suspeita em sua propriedade; veículo ou pessoas diferentes passando ali próximo, rondando a sua propriedade, deve acionar imediatamente a polícia, para que seja feito uma ação  preventiva. Evitando trabalhar após o crime concretizado e ter que correr atrás do prejuízo”(...) “ Terá a fase do credenciamento, onde todos serão cadastrados em forma de um mutirão, para que em pequeno prazo cheguemos a todas as propriedades”. (...) Enfatiza Tenente Leandro.

A compra dos GPS, drones, computadores e equipamentos básicos deveram ser rateados por todos os envolvidos.

A Polícia Militar já começa a apresentar palestra sobre a ação e contará com o apoio das prefeituras, EMATERs, Sindicatos, AGRODEFESA, produtores, agricultores rurais para agilizar o plano de ação.  Segundo Tenente Leandro a Polícia Militar já reuniu com o Poder Executivo e Legislativo sendo que todos se despuseram e fizeram favorável a implantação do sistema.

Presentes na informação do projeto o Vereador Sergio Ferreira dos Passos, Presidente do Sindicato Rural de Ceres Jales Barreto, Comandante do 1º Pelotão da 22ª CIPM Tenente Leandro Pires e Secretário Municipal de Segurança Pública João Batista de Sousa.

Foto e Matéria: Ferdinando Ricardo