INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
ANEEL realiza audiência pública para revisão tarifária periódica da Companhia Hidrelétrica São Patrício.
Sem Categoria

Nesta quinta-feira (29) no auditório da ACICER, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, realizou a 4ª audiência para revisão tarifária periódica da CHESP. Coordenado pelo Assessor Ernesto Johannes, Rafael Gonçalves e a Secretária de audiência Joseanne Aguiar.

Após abertura, Ernesto lembrou da finalidade da audiência. Obter subsídio para aprimoramento da 4º revisão tarifária da Companhia Hidroelétrica São Patrício. Definir os correspondentes limites dos indicadores de continuidade  de estruturação equivalentes a interrupção da unidade consumidora-DEC  e de frequência equivalente de interrupção da unidade consumidora FEC, valores válidos para o próximo ciclo de 2017 á 2021.

Durante a audiência foi apresentado os resultados preliminares obtidos no processo de revisão e de abertura tarifária, coletado as contribuições dos expositores para o aperfeiçoamento do processo.

A ANEEL apresentou um vídeo institucional sobre o processo tarifário, as competências da ANEEL, as deliberações, votações, o processo das audiências públicas, indicadores de qualidade da CHESP,.(...)- “A CHESP ocupa o primeiro lugar na região Centro Oeste e vigésimo Segundo lugar  no Brasil. Estamos falando de mais de sessenta empresas. Outro indicador importante é o índice de satisfação do consumidor. São números reduzidos mas onde podemos concluir que a CHESP sempre esteve em linha no indicador nacional. Até pouco melhor que a média nacional onde em 2015 ela superou essa média e se saiu melhor” (...) relatou Ernesto Johannes.

Rafael Gonçalves, fez uma apresentação técnica com a metodologia utilizada pela ANEEL de forma simplificada e a metodologia da proposta para o novo ciclo através da revisão tarifária. Mostrou a posição da concessionária no ranking das 26 distribuidoras de menor porte, onde a empresa alcança a 22ª posição e por último, falou da conta  de energia com detalhes importantes no custo para os consumidores.

A apresentação  da Concessionária CHESP foi feita pelo Presidente Dr. Ricardo Pina Martin, que após apresentar um breve histórico da empresa existente desde 1959, seus avanços e conquistas  na construção e distribuição de energia com qualidade para o vale,  falou dos avanços obtidos nos últimos anos(...)-“ todas as nossas sub estações foram modernizadas e automatizadas , controladas e despachadas pelo nosso centro de operação de sistema. A compra de modernos equipamentos, entre eles o termo visor  com uso rotineiro, antes alugado uma vez por ano e que gerava custos á empresa, hoje com equipe preparada e dedicada. Frente a aproximadamente 4000 consumidores rurais beneficiamos suas linhas com “chaves fusíveis ligadora, melhorando bastante a qualidade nos últimos anos; Na área de atendimento e no comercial ouve evolução  na emissão instantânea onde também diminuiu custos para a empresa; No atendimento o avanço e agilidade junto a internet;  modernizamos e atualizamos toda a frota; cursos e implantação do site, com uma Agência Virtual "(...) Disse Dr. Ricardo.  Apresentou boas notícias; a primeira seria por intermédio da ANEEL com uma redução de energia. A segunda boa notícia foi sobre a construção da Energização da Sub Estação de Barro Alto á Itapaci com uma duplicidade no ramal responsáveis pelos principais cortes de suprimento, representando aproximadamente 50% dos cortes totais.  (...)-“ com essa duplicidade a expectativa nossa é que a qualidade de energia melhore bastante. dos 25 cortes anuais caia para 10 a 12 cortes. Apresentou a terceira boa notícia, em poder fazer parte do leilão público de energia, após aprovação e homologação da ANEEL em agosto. Sairá da supridora CELG e estará adquirindo energia mais barata da COPEL. A partir de agosto do próximo ano o contribuinte terá uma redução na energia por parte da distribuidora CHESP.

Dr. Ricardo lembrou também sobre o índice de satisfação ainda a desejar pelo fato da tarifa ter subido muito em 2014, 2015 e o fato da empresa estar nos últimos anos entre os cinco primeiros colocados. Lembrou estar fazendo bem o dever de casa  para que ocorra a baixa nas tarifas. Falou das dificuldades. Entre elas o transporte de energia que chega R$ 1.526.000,00, reclamou do contrato de suprimento, da conexão no barramento  para CELG com custos transitório cobrado em metros com custo anual de R$ 1.204.000,00 repassados parte das despesas aos consumidores. Mais uma vez, fez defesas para com os consumidores locais e pediu para que a ANEEL reflita uma adequação para o tema.

Lembrou do Contrato  com a CELG B, sobre a fatura de suprimento onde a CHESP deve incidir PIS /CONFINS sobre o suprimento. Um custo não cumulativo, pois a CHESP não agrega nenhum valor. Também não podendo incidir o PIS/CONFINS, impactando a tarifa em 1,99% a 2,50%. Espera uma redução de 10,4%. Um pedido á ANEEL para uma quarta boa notícia.

O presidente da ConCHESP  Gladson  Caetano da Silveira, lembrou da importância da audiência para revisão tarifária que ocorre de quatro em quatro anos. A definição de valores de reajuste da tarifa da energia elétrica da CHESP que vigorará nos próximos anos. (...)-"A expectativa é que ao invés de aumentar a tarifa elétrica, exista uma baixa esperada por todas  as classes e categorias do sistema.(...) enfatizou Gladson.

Gladson lembrou ainda que o conselho tem buscado estar atuante frente ás audiências, ouvindo e levando informações a todas as cidades atendidas pela CHESP. Fazendo que a população entenda de seus direitos e obrigações normativas da ANEEL e da da empresa CHESP.

Outros representantes sociais fizeram uso da palavra, com a presença de diversas autoridades, entre elas a Presidente da ACICER Sônia de Fátima, Secretário de Planejamento de Ceres  Alexandre Bolças, Presidente da Câmara Municipal de Ipiranga de Goiás Aldair Alves, Diretor Financeiro da CHESP Dr. Jonas Borges, Diretora Regional do SENAC Marcia Rosa, representando a Loja Maçônica Vale do São Patrício Tenison Pereira entre outras.