
Ceres desenvolve ações pioneiras na melhoria da oferta de saúde pública à população. Desta vez, fruto de um grande investimento da Prefeitura de Ceres no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Flor do Cerrado, estão sendo realizados testes de monitoramento do uso de substâncias psicoativas em pacientes que fazem tratamento da dependência química. O município é o primeiro do estado a ofertar este serviço no sistema público de saúde.
A médica psiquiatra Dagmar Ramos explica que os pacientes que estão no tratamento no CAPS para dependência química, têm agora a possibilidade de ter o monitoramento deste uso, através de um teste de urina, que em um minuto revela a presença no organismo das principais substâncias psicoativas, como a cocaína e o crack. “Os pacientes tem o teste como um incentivo a manterem-se abstinentes e os profissionais estarão seguros quanto ao programa de tratamento que está sendo efetivado. Temos uma maior segurança sobre a etapa em que o paciente se encontra”, explica Dagmar.
O teste está presente nos melhores serviços de tratamento de dependência química do mundo, e o CAPS Flor do Cerrado tem sido pioneiro na aplicação deste teste que, principalmente pelo alto custo, só está disponível em clínicas privadas.
class="ecxgmail_signature"> dir="ltr"> dir="ltr"> dir="ltr"> dir="ltr">Gerência de Comunicação >Prefeitura Municipal de Ceres