INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Hemocentro pede para população doar sangue antes de sair de férias
Solidariedade

?No final do ano, as pessoas costumam viajar, participar das festas e há uma certa desmobilização na doação. É importante que o doador lembre que o atendimento nos hospitais não para e que ele pode programar sua doação antes das férias para suprir os estoques dos bancos de sangue?, informa Arione de Paula, diretor administrativo do Hemocentro de Goiás (Hemogo). Ele alerta que com as férias também ocorre o aumento do fluxo de veículos nas estradas e, em consequência, o número de acidentes, alguns graves, com as vítimas precisando de transfusão sanguínea.

Aos 19 anos, o vendedor Luís de Paula Moreira Júnior fez nesta segunda-feira, dia 14, a sua primeira doação de sangue. E pretende repetir a experiência. ?É um ato de solidariedade. Milhares de pessoas precisam deste tipo de ajuda. É um gesto muito simples, mas muita gente não o realiza por falta de vontade?, afirma o rapaz, integrante também de uma dupla sertaneja que se apresenta na noite goianiense.

Júnior, como é chamado pela família e amigos, faz parte de 1,8% da população brasileira que doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) ? de 1% da população ? o Hemogo faz um apelo para aumentar o estoque.

Uma bolsa, quatro vidas
images

Uma bolsa de sangue pode ser dividida em até quatro componentes, que podem ir para quatro pessoas diferentes. Os componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco.

Segundo Arione, é preciso aumentar o número de doadores voluntários, como Júnior, para atender a demanda que cresce a cada dia. O Hemogo atende mais de 100 unidades de saúde públicas de todo o Estado, da capital e do interior, como o Hospital de Urgências de Goiânia, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia, de Anápolis e de Trindade, Hospital Materno Infantil, entre outros.

Para atender quem deseja doar e não tem tempo disponível durante a semana, o Hemogo funcionará neste sábado, 19 de dezembro, das 7h20 às 12 horas. De segunda-feira a sexta-feira, o atendimento é das 7h30 às 18 horas. O Hemocentro de Goiás fica na Avenida Anhanguera, nº 5.195, em Campinas.

Quem pode doar
As pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não ter fumado antes da doação e não estar de jejum. No dia da doação, levar documento de identidade com foto. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações em 12 meses. E mulheres a cada 90 dias, chegando ao máximo de três doações em 12 meses.

- Goiás agora