INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Alunos da rede estadual faturam ouro na Olimpíada de Matemática em Goiás
Educação

Sete alunos da rede estadual de ensino foram contemplados com medalha de ouro na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Para Gilberto Gonçalves Gomes Filho, de 13 anos, a conquista tem um significado ainda mais especial: é o terceiro ano consecutivo que fica entre os primeiros colocados na competição.

Gilberto cursa o 8º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Jalles Machado, em Goianésia. Sempre teve afinidade com a Matemática e sabe utilizar o talento a seu favor. “Ano retrasado ganhei bronze. Em 2014 veio a medalha de prata e agora fiquei com a de ouro. É uma alegria muito grande pra mim”, disse o estudante, que vai receber a premiação em uma solenidade no Rio de Janeiro.

Colecionador de medalhas
Na escola, Gilberto é conhecido como “o colecionador de medalhas”. Além do conteúdo, uma das maiores lições que aprendeu em sala foi dividir suas habilidades com os colegas, especialmente nas vésperas de prova. “Não dou a resposta simplesmente, mas ajudo a entender como chegar até ela”, conta. “Muita gente repudia a Matemática, mas pra mim é a melhor matéria que existe”.

As medalhas conquistadas na Obmep renderam a Gilberto uma vaga no Programa de Iniciação Científica (PIC), iniciativa nacional que desperta nos estudantes o gosto pela Matemática por meio de aulas extras. Os alunos da rede pública estadual também conquistaram 21 medalhas de prata e 64 de bronze. Além de Gilberto, os medalhistas de ouro ligados à Seduce são:

Paulo Victor dos Santos Araújo – Escola Estadual Americano do Brasil (Vianópolis)
João Victor Queiroz – Colégio Estadual Coelho Neto (Itarumã)
Guilherme de Jesus Guedes – Instituto Educacional Emmanuel (Goiânia)
Thiago Lucas Faustino da Silva – CPMG Unidade Dionária Rocha (Itumbiara)
Iago Soares Borges Santos – CPMG Unidade Dr. Cezar Toledo (Anápolis)
André Lucas Alves Bernardes – Escola Estadual Água Quente (Rio Quente)

- Goiás Agora