INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Pronatec quer combater evasão dos alunos
Educação

Coordenadores e diretores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Goiás participaram de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED),  no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Além do balanço das atividades realizadas em 2015, o encontro serviu para a apresentação das novas regras do Ministério da Educação para o próximo ano e que têm entre outras metas o aperfeiçoamento da identificação das demandas locais e o combate à evasão dos alunos nos cursos ofertados.

id="attachment_295539" class="wp-caption alignright" style="text-align: justify;">De acordo com a chefe do Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica, Soraia Paranhos, este foi um ano atípico para a execução do Pronatec – que foi pactuado no início do ano mas com recursos sendo liberados só no fim do semestre, viabilizando o início dos cursos a partir de julho. “Apesar da alteração do calendário e de dificuldades na compra de insumos, tivemos uma jornada exitosa, com a oferta de cursos em todo o Estado, graças ao esforço de uma equipe arrojada que busca inovar nas estratégias e fazer parcerias com os municípios”, afirmou. Segundo ela, coordenadores do Pronatec nos Institutos Tecnológicos e os assistentes de demanda conseguiram cumprir o que foi pactuado para Goiás e apresentarão até o próximo dia 22, o último relatório mensal deste ano.Evasão
Quanto às novas regras estabelecidas pelo Ministério da Educação na pactuação deste ano, por meio da Portaria 817, Soraia Paranhos ressalta que a redução da evasão nos cursos do Pronatec sempre foi uma preocupação do governo, mas que a partir de agora deixa de ser apenas uma preocupação e passa a ser uma determinação com imposição financeira. A escola que não garantir a permanência de 85% dos alunos matriculados terá que devolver os recursos referentes aos alunos evadidos ou ofertar cursos gratuitos até zerar o valor pactuado.

Soraia ressaltou, entretanto, que as equipes nas regiões já estão se desdobrando para evitar a evasão, mas conforme lembrou, há vários fatores que interferem na dinâmica dos cursos, entre eles, a oportunidade de emprego que leva os alunos a interromperem o projeto de qualificação profissional.

Planejamento
A reunião contou com a participação da gerente de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Sônia Maria Barros, e da chefe do Núcleo da Bolsa Futuro, Carmem Sandra, além do coordenador pedagógico do Pronatec, José Teodoro Coelho, que apresentou aos dirigentes a nova equipe conteudista do programa contratada recentemente pela SED. Essa equipe dará o suporte pedagógico necessário aos Itegos de forma a garantir a qualidade dos cursos. Nela trabalham profissionais de diversas áreas de abrangência dos cursos, além de designer gráfico, revisor, agente de informação e comunicação que participam da preparação das apostilas.

No encontro, também foram debatidos alguns aspectos que dificultam a gestão do programa na plataforma do MEC, o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, que ficou sobrecarregado com a criação do Pronatec e ainda não passou pelas mudanças necessárias. Para que a gestão possa ser feita a contento, segundo José Teodoro, é preciso que as informações sejam inseridas dentro dos prazos, pois o sistema é compartimentado e alimentado em datas específicas e muito rígidas. Para o próximo ano, além de uma maior inovação nas estratégias pedagógicas, o MEC vai priorizar cursos na modalidade de Educação a Distância.

- Goiás Agora