INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Alunos de Itumbiara disputam troféu nacional por voto popular
Campanha

Um projeto de biologia desenvolvido por alunos do Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso, de Itumbiara, é um dos vencedores nacionais do Respostas para o Amanhã. Agora o desafio dos estudantes envolvidos é angariar votos para ganhar o Troféu Nacional de Júri Popular. A votação está disponível no portal do prêmio, qualquer um pode clicar e contribuir.

O Prêmio tem por objetivo fomentar e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública, mediante orientação de um professor. De abrangência nacional, o Respostas para o Amanhã pretende promover a realização de projetos que demandem conhecimentos científicos dos estudantes, apresentem soluções simples para melhorar o lugar onde vivem e, dessa forma, contribuam para uma sociedade mais sustentável.

A professora de biologia Ayanda Ferreira acompanha o projeto goiano desde o início. De acordo com ela, a ideia surgiu durante uma aula ministrada a uma turma da 2ª série do Ensino Médio sobre o Reino Monera. “Dois alunos que moram na zona rural perguntaram sobre contaminação da água. A partir daí houve o interesse em estudar algumas cisternas da região e buscar soluções para os problemas”, disse.

Durante a experiência, o grupo utilizou a semente de uma planta para o tratamento da água, iniciativa que deu nome ao projeto: Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural. O trabalho dos alunos foi tão positivo que esteve na feira internacional Ciência Jovem, realizada em Recife (PE). Por já se destacarem nacionalmente, os 23 estudantes envolvidos e a professora ganharam um smartphone cada, além de medalhas.

Os demais projetos que participam da votação são de Iguape (SP), Porto Esperidião (MT), Granja (CE) e Currais Novos (RN). Além do título de Júri Popular, a organização do prêmio deve divulgar em breve o Grande Vencedor Nacional, que será escolhido por uma comissão julgadora. A escola responsável pelo projeto vencedor ganhará 40 notebooks. O prêmio Respostas para o Amanhã é uma realização da Samsung.

- Goiás Agora