INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Matrícula na rede estadual vai até o dia 28
Educação

As matrículas para as escolas públicas da rede estadual de ensino podem ser feitas até o dia 28 de dezembro pelo telefone 0800 645 6556 ou diretamente pelo endereço eletrônico da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte exclusivo para as matrículas. O interessado deve seguir as instruções, informando nome, filiação, série pretendida e endereço. “A partir daí, ele poderá escolher e informar o nome de três escolas, o aluno deverá ser alocado em uma dessas três obedecendo a alguns critérios, o mais utilizado deles é a proximidade a escola com a casa do aluno”, explica o professor e superintendente Executivo da Seduce, Marcos das Neves. Para saber em qual escola foi alocado, o aluno deve consultar o 0800 ou o site no dia 11 de janeiro. Sabendo em qual escola irá estudar, o aluno tem até o dia 15 de janeiro para efetuar a matrícula fisicamente no local por ele escolhido.

id="attachment_238908" class="wp-caption alignright" style="text-align: justify;">Marcos das Neves Seduce

Superintendente Executivo da Seduce, Marcos das Neves. Foto: Seduce

Várias etapas
O professor explica que a matrícula na rede possui várias etapas. “A primeira etapa é onde o aluno faz a inscrição e garante a sua vaga, porém, nesse momento, ele só não sabe ainda em qual das três escolas, pelas quais optou, ele será alocado. É preciso que ele, na data citada, verifique em qual escola ele foi alocado para, em seguida, efetivar pessoalmente a matrícula. Essa modalidade de matrícula é voltada sobretudo para alunos que estão ingressando na rede; para aqueles já pertencentes a ela, via de regra, ocorre o que chamamos de transferência automática (TA), ou seja, ele é automaticamente transferido para a série seguinte na mesma escola”.

Marcos esclarece que caso não haja a série que o aluno irá cursar, no ano seguinte, na escola onde ele está matriculado, caso em que a mudança de escola torna-se obrigatória; ele será encaminhado, mais uma vez, à escola mais próxima de sua residência, ou de seu local de trabalho (caso esse aluno já trabalhe), ou do local de trabalho dos pais. Esse é por exemplo o caso de vários alunos que, terminando o ensino fundamental, estão ingressando no ensino médio.

Escolas militares e conveniadas
Existe um grupo de escolas para as quais não há a opção de matrículas por site ou telefone, são as escolas militares e conveniadas da rede. Nessas unidades, para efetivar a matrícula o aluno deve comparecer pessoalmente. No caso das escolas militares, devido à grande procura, a entrada de novos alunos é feita sempre por meio de sorteio. O professor esclarece que mesmo que o aluno não seja contemplado com um vaga em uma escola militar por meio de sorteio, ele terá garantida a sua matrícula em outra escola da rede.

id="attachment_293155" class="wp-caption alignleft" style="text-align: justify;">02.12.2015 aluna

Foto: Seduce

Ampliação de vagas
Marcos explica que é possível ampliar o número de vagas ainda que em caráter emergencial. Ele diz que mesmo em cidades onde há grande migração de alunos, como é o caso do Entorno de Brasília, o Estado tem como garantir vagas. “Estamos preparados para atender todos os alunos”, garante ele.

Novidades
Entre as novidades para este ano está a ampliação do horário de atendimento no 0800 que agora vai das 7 horas da manhã às 21, de segunda a sexta; e das 8 às 14 horas no sábado, inclusive no dia 24 de dezembro. “Não há a necessidade do aluno correr para fazer a matrícula e ficar horas ao telefone para conseguir a melhor vaga, na verdade os critérios, pelo 0800, serão por proximidade de sua residência”.

Data limite
A data limite para a efetivação da matrícula vai até 28 de dezembro. A divulgação do resultado acontece no dia 11 de janeiro. O ano letivo de 2016 na rede estadual começa no dia 18 de janeiro.

- Goiás Agora