INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
20 de Novembro - Dia da Consciência Negra
Direitos Humanos

O Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, é uma data instituída pelo movimento negro do Brasil para fazer referência à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afrobrasileiro. A data é homenagem a Zumbi dos Palmares, e marca o dia em que o líder negro morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Para comemorar, a Secretaria Cidadã iniciou nesta quinta-feira, dia 19, uma série de atividades. A primeira, na manhã desta quinta-feira, no Auditório Dona Gercina Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a onze pessoas e também o lançamento do selo personalizado, de autoria do artista plástico Siron Franco.

“As atividades são um convite à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no Brasil. É uma forma de contribuir, combater o racismo e resgatar a identidade racial da comunidade negra”, ressalta a secretária Lêda Borges.

selo

Em parceria com a Secretaria Cidadã, os Correios promovem Semana Cultural da Consciência Negra, do dia 23 a 27, na Agência Central em Goiânia, com várias atividades como exposição fotográfica da comunidade quilombola Kalunga, apresentação de dança das peneiras, além de rodas de conversa com temas sobre a questão racial.

Lêda Borges defende que o mês da consciência negra seja de permanente reflexão. “Temos que continuar avançando na valorização, no fortalecimento, no aperfeiçoamento de políticas públicas e na garantia de direitos à população negra. Estamos irmanados nesta caminhada pela garantia dos direitos e da diversidade racial pela igualdade de oportunidades”, diz a secretária.

A história do povo negro no Brasil possui uma incontestável contribuição social e herança cultural. Em Goiás, por exemplo, está localizado o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, com cerca de quatro mil pessoas abrigadas, em 253 mil hectares de Cerrado e 30 comunidades – cinco em processo de certificação pela Fundação Palmares.

- Goiás Agora