INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Provas do ENEM são aplicadas neste fim de semana - Tire suas dúvidas
ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 será realizado neste fim de semana (24 e 25 de Outubro). 

Neste ano, o cartão de confirmação da inscrição do participante está disponível, exclusivamente, na Página do Participante, no endereço eletrônico: http://enem.inep.gov.br/participante

No cartão, estão contidas as seguintes informações:

- Número da inscrição;
- Data, hora e local onde serão realizadas as provas;
- Indicação da solicitação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso);
- Opção de língua estrangeira;
- Solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

O cartão de confirmação da inscrição pode ser impresso informando CPF e senha na Página do Participante.

Caso tenha esquecido a senha, a recuperação deve ser feita no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. O participante recebe nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição. Caso não tenha informado ou tenha alterado o celular ou o e-mail cadastrados na inscrição, o participante deve selecionar a opção “Esqueci minha senha”, digitar os dados solicitados e em seguida selecionar "Alterar dados cadastrais". Para tanto, deve ter em mãos os dados fornecidos no ato da inscrição: data de nascimento, CPF, cidade, nome da mãe, estado (UF) e município de residência, além da resposta à pergunta de segurança cadastrada no ato da inscrição.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Neste ano, as provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília). Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30, após procedimentos de verificação de segurança,  sob pena de eliminação do exame.

Como são as provas?

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Confira os dias das provas:

24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

style="text-align: justify;"> Dicas

Verifique com antecedência na Página do Participante o local de provas para o qual foi encaminhado.

- Faça o trajeto até o local de provas antes do dia do exame.

- Recomenda-se que todos os participantes estejam no local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

 O que levar no dia? 

class="Artigo">Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital).O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

Dicas

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:- Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.- Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones,tabletsipods®pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.- Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação do exame.- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Caderno de questões

class="Artigo">Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 90 questões indicadas no cartão-resposta.

Dicas

- O participante deve marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever  a frase apresentada na capa do caderno de questões.- As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção.

Provas de Redação e Lígua Estrangeira

class="Artigo" style="text-align: justify;">prova discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 25 de outubro, junto com Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30.A redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.O que dá nota zero na redação:
- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo; 
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Desrespeito aos direitos humanos;
- Parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Dicas

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.O texto é dissertativo porque discorre sobre um assunto, descreve-o, explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.

Prova de Língua estrangeira

Também no segundo dia de provas, 25 de outubro, o participante deverá responder cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.Não é permitido trocar a opção de língua no momento da prova. A alteração foi permitida apenas durante o período de inscrição no exame.Se o participante tiver dúvidas, deve conferir no cartão de confirmação da inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita no ato da inscrição.RESULTADOS DO ENEM class="Artigo">Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2015, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção de CPF e senha. - Fonte: INEP