INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Apreendidos produtos lácteos clandestinos em Pirenópolis
Fiscalização

Uma denúncia anônima levou fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) a dois laticínios clandestinos na última terça-feira, dia 1º, no município de Pirenópolis. Na ação, três toneladas de produtos lácteos foram apreendidas. Além da clandestinidade, os proprietários dos dois locais usavam em seus produtos rótulos fraudados. Segundo o fiscal agropecuário Geraldo Santana, os produtos foram inutilizados no aterro sanitário de Pirenópolis e os proprietários dos laticínios foram autuados com multas de R$ 16 mil.

Geraldo conta que os proprietários dos laticínios usavam os rótulos falsos para enganar seus consumidores. “A adulteração dava a falsa ideia de que os produtos eram inspecionados. Dessa maneira, a população comprava o produto acreditando que sua origem era legal”, explica o fiscal. Ele ressalta que o trabalho da Agrodefesa é garantir a segurança alimentar da população. “O consumo de alimentos clandestinos causa sérios danos à saúde humana. Nossas ações visam retirar esse tipo de produto do mercado e garantir o acesso ao alimento seguro”, defende o fiscal.

Os proprietários foram orientados pela equipe da Agrodefesa sobre como proceder para legalizar seus estabelecimentos junto ao serviço de inspeção oficial. “Os locais só poderão voltar a funcionar após os responsáveis seguirem a legalização exigida pela Agrodefesa”, destaca Geraldo.

Trabalho em equipe
A ação foi realizada por agentes da Unidade Regional da Agrodefesa (UR) Rio das Antas, em parceria com a Unidade Operacional Local (UOL) de Pirenópolis. Além de Geraldo, participaram da operação os fiscais estaduais agropecuários Kariny Evangelista, Marcelo Sales, Renan Willian Martins, Ricardo Ribeiro, Marcelo Corte Real, e o agente de fiscalização agropecuária, Guilherme Henrique Alves. Geraldo acrescenta que a equipe da UR Rio das Antas atua constantemente no controle de trânsito e inspeção de indústrias de produtos de origem animal. “Fiscalizamos também propriedades rurais, eventos agropecuários, além de atender as denúncias da população”, declara.

- Goiás Agora