INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Inscrições para o Lavoura Comunitária vão até 24 de julho
Agricultura

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) divulga o edital do Lavoura Comunitária 2015/2016. O programa é voltado para entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, como associações, cooperativas, sindicatos e prefeituras, entre outros, que possuem áreas para plantio e pretendem investir em lavouras. Um dos principais objetivos é a redução da insegurança alimentar em áreas rurais e semiurbanas. As inscrições são feitas até o dia 24 de julho nas unidades da Emater.

O perfil social do Lavoura Comunitária, segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, além de dar condições de trabalho e de sustento aos pequenos produtores, também beneficia diretamente a comunidade carente que encontra amparo em entidades conveniadas. “Esse é um exemplo do esforço do governo em buscar desenvolvimento e trazer resultados efetivos para a população”, afirma.

Sementes e fertilizantes
As entidades aprovadas recebem do governo estadual fertilizantes e sementes. Não há repasse de recursos financeiros. Durante o processo de plantio e colheita, os produtores também têm amparo técnico via Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Após a colheita, 4% da produção são destinados às ações sociais realizadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), sendo esta a contrapartida das entidades participantes. A outra parte, 96% da produção, é dividida entre os produtores.

O grupo, que já se apresentou em Porangatu e Quirinópolis, tem atividade programada para domingo, dia 21, em Catalão. Depois, o projeto terá continuidade nas cidades de Jataí, Pires do Rio, Pilar de Goiás, Anápolis e Goiânia.

Lavoura Comunitária 
O Programa Lavoura Comunitária foi criado em 1999 durante o primeiro governo de Marconi Perillo e já beneficiou mais de 500 mil famílias. Em março deste ano o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, fez o repasse à OVG de 600 toneladas de arroz e milho. O alimento beneficiou 445 entidades conveniadas em todo o Estado.

- Goiás Agora