INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Desempenho da agricultura goiana em 2014 deve repetir o sucesso de 2013
Economia

O bom desempenho da agricultura goiana no ano de 2013 deve se confirmar em 2014. Esta é a opinião do secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio de Lima, que destacou o bom momento vivido pelo Estado na produção agropecuária e que prevê, com otimismo, “um 2014 tão bom quanto o  atual”.

“O ano de 2013 foi  extremamente positivo, onde os preços sobre os produtos agrícolas se comportaram de maneira equilibrada, houve expansão em áreas cultiváveis e também uma expansão qualitativa das principais culturas plantadas e desenvolvidas em Goiás. E, na área da infraestrutura, a aceleração das obras de infraestrutura do governo estadual, o que proporcionou uma condição melhor de escoamento da safra – inclusive no transporte dos insumos para os agricultores – o que facilitou também a atividade agropecuária”, analisa o secretário.

Segundo estatísticas do setor, a agropecuária goiana foi o grande destaque da balança comercial do Estado. Em relação a 2012, houve aumento de 3,4% nas exportações (R$ 5,9 bilhões), representando 90% das exportações totais. Da mesma forma, o saldo da balança comercial, com aumento de 12%, passou para US$ 5,4 bilhões.

Em termos de áreas cultiváveis, houve crescimento de 4,8% em relação a 2012. No entanto, nem tudo são flores. A produção apresentou queda de 1,1%, gerando um total de 18,186 milhões de toneladas. Somado a isso, os custos de soja e do milho subiram em 20% e 12,4%, respectivamente, e – no mercado – os preços caíram: na soja, a queda foi de 5,6% e para o milho, 6,1%.

“Em qualquer atividade econômica é necessário prudência, especialmente na atividade agrícola, que tem vários riscos. É importante que os agricultores continuem competitivos, como tem sido ao longo dos anos. Mas eu não tenho dúvida que para 2014 teremos uma safra muito boa, com preços cuja tendência é ficarem estabilizados, apesar do aumento dos custos de produção, que tem preocupado os agricultores. No entanto, com as condições atuais que temos, a previsão é de um 2014 tão bom quanto o ano atual”, considera Antônio Flávio.

Ainda segundo o secretário, uma das metas para o governo em 2014 é fortalecer também os pequenos e médios produtores com ações que já têm sido desenvolvidas pela Seagro. “Vamos aprofundar algumas iniciativas que são muito interessantes, visando principalmente o cooperativismo e o associativismo, no sentido de aumentar a escala de produção destes segmentos, além de direcionar para estes setores os recursos das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar de forma efetiva”, finaliza.