INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Arroz da Lavoura Comunitária reforça alimentação em entidades sociais
Solidariedade

Mais de 440 entidades sociais receberão os alimentos do Lavoura Comunitária  

 

O repasse de arroz feito pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), através de parceria com oPrograma Lavoura Comunitária do governo estadual, tem ajudado a reforçar a alimentação das pessoas atendidas por centenas de entidades sociais. O Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo e a Associação da Criança Excepcional de Goiânia (Ascep) estão entre essas instituições.

O Abrigo, ligado à Sociedade São Vicente de Paulo, atende 73 idosos – 42 mulheres e 31 homens, a maioria cadeirantes. A entidade conta com voluntários que promovem ações como rodas de música e leitura e, para manter as atividades, que incluem atendimento médico, psicológico, fisioterapia e assistência social, recebe doações de pessoas físicas e jurídicas. A instituição oferece aos idosos seis refeições diariamente e recebeu 240 quilos de arroz.

Segundo o presidente do Abrigo, Jovair de Oliveira Rocha, o alimento é suficiente para suprir as necessidades dos atendidos por uns 30 dias. “Toda ajuda é sempre bem-vinda. É muito bom o que a OVG está fazendo por nós. Esse repasse veio em boa hora. Irá ajudar demais, já que o nosso trabalho depende de doações. Então, eu agradeço muito, não só em meu nome, mas em nome de toda a diretoria e também dos nossos assistidos”.

Já a Ascep recebeu 180 quilos de arroz. A entidade atende 120 crianças, adolescentes e adultos –  25 em regime de internato, dez em semi-internato (Centro Dia) e o restante em regime escolar (matutino/vespertino). Fundada em 1987, a instituição funciona no Jardim Europa, em Goiânia. O local oferece assistência social, atendimento em enfermagem, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e musicoterapia. As crianças e adolescentes atendidos no regime escolar recebem lanche. Os do Centro Dia fazem cinco refeições diariamente e os do internato, seis.

Segundo a coordenadora técnica da Ascep, Patrícia Augusta Rocha Araújo, o alimento recebido pela entidade será suficiente para mais de um mês. “É fundamental que haja doações, principalmente como essa, já que a instituição depende disso para realizar suas atividades. Com o arroz que recebemos, o dinheiro que destinaríamos para um gênero alimentício, poderemos destinar para outras necessidades, como medicamentos por exemplo”.

Beneficiados

eliana_site2

Coordenadora-geral da OVG, Eliana França 

Mais de 440 entidades sociais de Goiás receberão, até agosto, alimentos do Programa Lavoura Comunitária. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), ajuda pequenos agricultores que, em contrapartida, repassam 4% da produção para OVG. A Organização, por sua vez, faz o beneficiamento dos grãos e distribui os alimentos para instituições cadastradas.

O projeto beneficia centenas de entidades sociais em todo o Estado. A coordenadora-geral da OVG, Eliana França, diz que a distribuição ocorre de acordo com a demanda. “Fazemos uma avaliação criteriosa de forma a levar os alimentos para instituições que realmente necessitam de ajuda. O repasse é feito de acordo com os produtos disponíveis e com a necessidade de cada uma delas.”

No início deste ano, a Organização das Voluntárias de Goiás recebeu quase 600 toneladas de grãos, incluindo arroz e milho. Os repasses às entidades sociais tiveram início neste mês. Estão sendo entregues arroz, fubá e milho canjica. As instituições que possuem criatórios recebem também milho para consumo animal.

Presidente da OVG, Valéria Perillo Foto: Eduardo Ferreira

Presidente da OVG, Valéria Perillo                  

Para a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, Valéria Perillo, o apoio da OVG às entidades é importante para fortalecer o trabalho social no Estado. “O papel dessas instituições é fundamental, elas ajudam o governo nas ações em prol das pessoas de baixa renda. Centenas de famílias, crianças e idosos recebem o cuidado que necessitam graças a essa parceria de cidadania”.